Logo Governo SP
SP + Digital Flickr Governo de São Paulo Linkedin Governo de São Paulo TikTok Governo de São Paulo Youtube Governo de São Paulo Twitter Governo de São Paulo Instagram Governo de São Paulo Facebook Governo de São Paulo

/governosp

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Contraste Símbolo de exclamação dentro de triângulo
  • SP + Digital
  • Flickr Governo de São Paulo
  • Linkedin Governo de São Paulo
  • TikTok Governo de São Paulo
  • Twitter Governo de São Paulo
  • Youtube Governo de São Paulo
  • Instagram Governo de São Paulo
  • Acessar o Facebook Governo de São Paulo
  • /governosp

  • carrinho
  • 0
  • Entrar
  • Cadastro
Logo da Prodesp Autoridade certificadora - Prodesp

Logo da Prodesp

  • Home
    • Sobre a AC Prodesp
    • Casos de Sucesso
    • Soluções Corporativas
    • Torne-se uma Autoridade de Registro
  • Certificados Digitais
      • O que é um certificado digital
      • Qual certificado adquirir
      • Compatibilidade
      • Documentação Necessária
      • Formas de pagamento
      • Como comprar
      • Como renovar
  • Postos de atendimento
    • Foto da fachada da sede da imprensa oficial
      Mooca
      Foto do Poupatempo Sé
      Poupatempo Sé
      Foto da fachada do Poupatempo Lapa
      Poupatempo Lapa
      Foto da fachada da JUCESP
      Junta Comercial
      Ver endereços
  • Suporte
    • FAQ Dúvidas Frequentes
    • Assistente de instalação
    • Guias e Manuais
    • Cadeia de certificados
    • Boas práticas e dicas de uso
    • Testar seu certificado
    • Consultar um Certificado
    • Cancelar / Revogar seu certificado
    • Desistência da Compra
    • Repositório
  • Governo
    • Como comprar certificados
    • Certificados Gov
  • Fale Conosco
  • ENTRAR
  • CADASTRO
  • Carrinho
Busca

FAQ - DÚVIDAS FREQUENTES

  1. Prodesp
  2. Home
  3. Suporte
  4. FAQ Dúvidas Frequentes
  • Aquisição

    Quais as formas de pagamento aceitas no site?

    Aceitamos as principais bandeiras de cartões de crédito e boleto bancário com pagamento à vista.

    Qual a diferença entre os modelos de certificados A1 e A3?

    As principais diferenças entre esses dois tipos de certificado são a geração e o armazenamento das chaves criptográficas.
    O certificado digital A1 tem o par de chaves pública/privada gerado em seu computador no momento da emissão do certificado. O certificado tipo A1 tem validade de 1 (um) ano.
    O certificado digital A3 oferece maior segurança, pois o par de chaves é gerado em hardware (cartão inteligente ou token) que não permite a exportação ou qualquer outro tipo de reprodução ou cópia da chave privada. Com o cartão inteligente ou o token, você pode transportar a sua chave privada de maneira segura, podendo utilizá-la onde você desejar. O certificado tipo A3 tem validade de 1 (um) ano até 5 (Cinco) anos.

    Importante: Consulte a nossa lista de certificado por serviços para verificar a compatibilidade com o serviço a ser utilizado.

    O que é uma validação presencial?

    A validação presencial é o momento da confirmação da identidade do titular solicitante do Certificado Digital, seja este para pessoa física ou jurídica. Ou seja: é a ocasião em que se comprova a veracidade dos dados informados no momento da solicitação do Certificado Digital, por meio da presença do titular e a apresentação dos documentos obrigatórios.

  • Documentação

    Quais os documentos necessários para adquirir um e-CPF?

    A documentação pode ser verificada na página Documentação de pessoa física.

    Quais os documentos necessários para adquirir um e-CNPJ?

    A documentação pode ser verificada na página Documentação de pessoa juridíca.

    O representante legal da empresa faleceu. É possível comprar um Certificado Digital?

    Não. Neste caso, antes de solicitar a compra do Certificado Digital é necessário realizar a alteração do representante legal da empresa na Receita Federal do Brasil. Após este processo, sim, é possível comprar um novo Certificado Digital em nome da empresa e realizar a validação presencial.

    É necessário apresentar cópia da documentação?

    Não se faz necessário, pois a Imprensa Oficial armazena os documentos de forma digital, dispensando a necessidade das cópias.

  • Instalação e Uso

    Como instalar o certificado (A1 ou A3)?

    A instalação de um Certificado Digital é bem simples, seja ele do modelo A1 (gerado em um computador) ou A3 (Armazenado em um Cartão ou Token criptográfico). Confira nosso Guia de instalação.

    Como testar o funcionamento do certificado digital?

    Você pode fazer um teste para confirmar se o seu Certificado Digital está pronto para o uso, Verificar a validade e todas as informações sobre seu certificado. Clique aqui para testar o Certificado.

    Como consultar a validade do meu certificado digital?

    Acesse o link meus certificados, e verifique na lista a validade do certificado desejado.

  • Renovação

    Qual a finalidade da senha de gerenciamento?

    A senha de gerenciamento é utilizada para revogar (cancelar) ou renovar o certificado digital. É criada, exclusivamente, pelo titular quando da solicitação do certificado.

    Como recuperar a senha de gerenciamento?

    Para recuperar a senha de gerenciamento, basta acessar sua conta, buscar o certificado para o qual deseja recuperar a senha e clicar na opção "Recuperar senha de gerenciamento".
    Em caso de dúvidas entre em contato com a nossa Central de Atendimento no telefone 0800 01234 01 ou por meio do formulário Fale Conosco e solicite auxílio.

    Quais os pré-requisitos da renovação Online?

    1. Possuir um certificado digital adquirido na Imprensa Oficial SP.
    2. O certificado digital precisa estar dentro do período de validade.
    3. A última emissão obrigatoriamente ter sido realizada de forma presencial.
    4. Se o certificado for modelo A3, será necessário possuir uma mídia compatível (Cartão ou Token).

    A renovação online está disponível somente para certificados do tipo e-CPF.

  • Revogação/Cancelamento

    Meu certificado consta como revogado, como proceder?

    Será necessário verificar o motivo da revogação. Entre em contato com a nossa Central de Atendimento no telefone 0800 01234 01 ou por meio do formulário Fale Conosco e solicite auxílio.

    Em quais situações é recomendado a revogação do certificado?

    Solicite a revogação de seu e-CPF ou e-CNPJ quando:

    • For necessária a alteração de qualquer informação constante no mesmo;
    • No caso de perda, roubo, modificação, acesso indevido, comprometimento ou suspeita de comprometimento da chave privada correspondente ou da sua mídia armazenadora.
    • For constatada informação incorreta no certificado.
    • Alteração do representante tributário junto a Receita Federal (no caso de certificado Pessoa Jurídica).

    Quem pode solicitar a revogação do certificado?

    A revogação de seu certificado somente pode ser feita por solicitação de:

    • Titular do certificado;
    • Responsável pelo certificado, no caso de equipamentos, aplicações e pessoas jurídicas;
    • Empresa ou órgão, quando o titular do certificado fornecido por esta empresa ou órgão for seu empregado funcionário ou servidor;
    • AR vinculada;
    • Comitê Gestor da ICP-Brasil ou da Autoridade Certificadora Raiz.
  • Suporte

    Quais os sistemas operacionais que a Imprensa Oficial presta suporte?

    Prestamos suporte aos seguintes sistemas operacionais: Sistemas Microsoft Windows 7, 8 e 10.

    Quais os sistemas operacionais que a Imprensa Oficial não presta suporte?

    Não prestamos suporte aos seguintes sistemas operacionais: Windows XP, Windows Vista (sistemas operacionais obsoletos), Macintosh e Linux.

    Meu certificado não está sendo reconhecido, como proceder?

    Certifique-se de ter realizado os procedimentos conforme nosso guia de instalação, caso o problema persita entre em contato com a nossa Central de Atendimento no telefone 0800 01234 01 ou por meio do formulário Fale Conosco e solicite auxílio.

    A senha PIN do meu certificado foi bloqueada, como proceder?

    Acesse o manual de desbloqueio na página guias e manuais ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento no telefone 0800 01234 01 ou por meio do formulário Fale Conosco e solicite auxílio.

Acesso Rápido
  • FAQ Dúvidas Frequentes
  • Assistente de instalação
  • Guias e Manuais
  • Cadeia de certificados
  • Boas práticas e dicas de uso
  • Testar seu certificado
  • Consultar um Certificado
  • Cancelar / Revogar seu certificado
  • Desistência da Compra
  • Repositório
Contato

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações, entre em contato através de um dos canais:

  • Facebook
  • 0800

SAC: 0800 01234 01

Prodesp
Rua Agueda Gonçalves, 240 – Jd. Pedro Gonçalves –
Taboão da Serra - SP - Brasil
CEP: 06760-900
Informações

Veja abaixo mais algumas informações úteis:

  • SAC e Ouvidoria
  • Legislação
pagamento

Aceitamos as principais bandeiras de cartões de crédito e também boleto bancário. Para ambas opções, o pagamento deve ser à vista.

  • Visa
  • MasterCard
  • Diners
  • Boleto Bancário
Normas e Políticas
  • Termos e Condições de Compra
  • Políticas de Segurança e Privacidade
  • Política da Qualidade
  • Política de Garantia
  • Repositório
  • Código de Conduta e Integridade
Logo da Receita Federal do Brasil WebTrust for Certification Authorities Logo ICP-Brasil

Logo de cetificado de atributos ICP-Brasil Logo ISO 2015
Ouvidoria
Transparência
SIC

Logo