Notícias
03/10/2019
Ioepa emite certificados digitais aos municípios paraenses
A Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) oferece o serviço de emissão de certificados digitais aos municípios paraenses, com agilidade e sem burocracia. A validação do serviço tornou-se possível com a renovação do contrato com a Autoridade Certificadora Imprensa Oficial de São Paulo (AC/Imesp), assinado esta semana.O certificado digital é considerado um importante documento eletrônico que comprova autenticidade de pessoas físicas ou jurídicas, garantindo controle e segurança de informação nas transações eletrônicas. No Pará, a Ioepa é a única autoridade governamental credenciada pela Imesp para realizar a emissão dos certificados.
Além da continuidade e do fortalecimento da parceria com a Imesp, o presidente da Ioepa, Jorge Panzera, explica que o novo contrato garante a expansão desses serviços para todo o Pará, por meio de parcerias com outros órgãos ou de ações coordenadas pela Imprensa Oficial do Pará.
“Nós renovamos o nosso contrato com a Imesp e vamos continuar oferecendo o mais moderno e mais barato certificado digital do estado do Pará, ao mesmo tempo em que iniciamos as tratativas para fazer com que esse serviço chegue aos municípios para ser disponibilizado a todo o povo do estado do Pará”, explicou Panzera.
O presidente do órgão explica ainda que já está em andamento uma parceria com a Junta Comercial Pará (Jucepa). O objetivo é disponibilizar os polos distribuídos nas regiões de integração para colocar agentes responsáveis e capacitados da Ioepa para a emissão do certificado digital, atendendo inicialmente as cidades de Marabá, Santarém e arredores.
Segundo o gerente da Autoridade de Registro da Ioepa, Thiago Campêlo, as empresas privadas, associações e prefeituras interessadas em buscar o serviço pela Ioepa podem entrar em contato por telefone, ofício ou email solicitando a demanda. “Caso haja uma demanda de uma empresa que queira, por exemplo, emitir a certificação aos seus empregados, é possível que a gente se desloque de maneira mais ágil, para realizar o serviço”, explicou.
Entre as vantagens, ele destaca a questão do deslocamento, ou seja, “de podermos atender na localidade onde o cliente se encontra, diminuindo despesas, tempo, além da questão financeira, já que nós praticamos valores no mercado que são bem mais acessíveis que os das empresas privadas”, disse o gerente.
Thiago ressalta ainda que até junho desse ano era necessário autorização do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e da Imesp, como Autoridade Certificadora, para fazer qualquer tipo de ação fora da sede. “Hoje não precisamos mais disso, já que a resolução n. 151 do ITI decidiu extinguir todos os procedimentos burocráticos, facilitando a ação de deslocamento dentro do estado em que atuamos”, lembrou.
São dois tipos de produtos ofertados: o e-CPF, para pessoa física e o e-CNPJ, para pessoa jurídica. Para estes produtos, a Ioepa possui dois tipos de certificados digitais: o modelo A1, gerado e armazenado no computador pessoal, dispensando o uso de cartões inteligentes ou tokens; e o modelo A3, onde os dados são gerados, armazenados e processados em um cartão inteligente ou em Token, permanecendo invioláveis, únicos e com mobilidade.
Fonte: Agência Pará